SOMOS TECELÃS DE MUITAS FACES E CULTURAS, TECENDO HISTÓRIAS ATRAVÉS DOS TEMPOS.

Tecendo a vida

sábado, 29 de novembro de 2008

Pandora revisitada





Sendo parte do gênero que, há milênios, é culturalmente responsabilizado por morder maçãs e abrir caixas, criei um espaço na agenda tão congestionada de final de ano para um ato de desagravo às minhas Ancestrais míticas: Eva e Pandora.

Abri ,então, a geladeira, peguei uma maçã bem vermelha ( vocês hão de convir que, num apartamento, em pleno século XXI, é impossível colher a fruta diretamente da Árvore da Vida) e confeccionei três caixas, para presentear três queridas companheiras de grupo de estudos.

Fazê-las, trouxe a tranquilidade e a vivência de
kairós, o tempo da justa medida, para os antigos gregos; uma bendita desaceleração. Escolher o que colocar no interior da caixa foi um exercício de selecionar o necessário para o momento, de entrar em contato com o desejo.

Nomeei as caixas de Kit Sombra, pois nosso grupo de estudos vêm trabalhando em torno do conceito junguiano de Sombra. Reuni alguns objetos que, simbolicamente, seriam facilitadores do encontro com a Sombra:

uma vela - para trazer à luz nossos conteúdos sombrios, permitindo-nos olhá-los.
um fio - para que possamos trilhar no labirinto de nós mesmas.
um cristal - para arquivarmos nosso conhecimento construído coletivamente
um ramo de alecrim - para proteger e perfumar nossa jornada.

Com uma sensação de Pandora revisitada, terminei o trabalho e fui dormir desejando a chegada do dia seguinte dia seguinte, quando iria entregar as caixas. Ao fazer as pequenas lembranças para minhas amigas, a verdadeira presenteada fui eu. Aqui estão as fotos. O paninho de crochê foi feito por minha mãe.

Ah, a maçã? Estava deliciosa...mmmmm....


Nenhum comentário: